A AMC – Associação do Movimento Compositores da Baixada Fluminense, é uma entidade sem fins lucrativos, criada e legalizada em fins de 1991.

Alguns projetos desenvolvidos na AMC: Escola de Música / Formação de Monitores / Formação de Professores / Oficinas de Samba e Choro / A AMC na Escola Pública / Escola Pública na AMC / Troca de Saberes / Oficinas Lúdicas.

Projeto Escola de Música da AMC

O Projeto Escola de Música AMC teve início em 1998, e vem dando às crianças e jovens, uma alternativa de acolhimento, informação e formação profissional.

A Escola de Música funciona de segunda à sexta-feira, das 8:30 às 17:30. Geralmente os alunos estão na Escola de Música diariamente. Nossa Escola tornou-se um lugar de encontros, de estudos, de lazer, de entretenimento e informação.

O Projeto Escola de Música da AMC, promove o resgate da cidadania, a inclusão social

e a profissionalização, sempre valorizando nossas raízes culturais.

Nosso trabalho está diretamente ligado às raízes da cultura brasileira.

Todos os alunos participam de um grupo musical de acordo com seu desenvolvimento. Esses grupos frequentemente são convidados a se apresentarem em Escolas Públicas, teatros, centros culturais, etc...

A criança ou jovem que tiver aptidão encontra, em nossa Escola de Música, toda a formação teórica e prática do seu instrumento – clarineta, percussão, violão de seis e sete cordas, cavaquinho, flauta doce, flauta transversa e teoria musical. Todos os nossos alunos leem partitura . O aluno, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música. Alguns alunos, mesmo que não venham a ser instrumentistas, encontram espaço para aguçarem sua sensibilidade, sua cidadania e aprendem a trabalhar de forma coletiva.

Nosso universo base é a música, mas ela não se resume às notas da partitura. Além das aulas de música trazemos informações através de programas de vídeo, palestras, cursos, intercâmbio com outras escolas, passeios, oficinas, etc. Constantemente aprofundamos discussões de temas fundamentais na formação da cidadania, tais como: violência doméstica, abuso sexual, gravidez na adolescência, preconceitos, intolerância religiosa, homofobia, etc.
As discussões e debates sobre os mais variados temas capacitam nossas crianças e jovens à participação crítica dentro de nossa sociedade.
A inclusão social modifica um quadro de preconceitos, intolerância e desrespeito.

Esta é nossa maneira de combater a violência!
Esta é nossa maneira de lutar pela paz!